18º Desafio da Serra da Jiboia no Suba 100

Evento Realizado

O que rolou:

O Desafio da Serra da Jiboia chega a sua 18º edição. E para comemorar a maioridade do evento Elson organizou as datas de forma a coincidir com realização do SUBA 100, desafio de MTB na região de Santa Teresinha onde os atletas percorrem 100 milhas de distância, passando por trilhas encantadoras, tendo como ápice de sua conquista a subida da Serra da Jiboia, reserva natural de Mata Atlântica com altimetria de tirar o fôlego e single tracks espetaculares.

Iniciamos a nossa aventura na noite de Sexta-Feira. Reunimo-nos todos na cidade de Santo Antônio de Jesus, de onde partimos para a aconchegante Fazenda de propriedade de D. Neide, sogra de Elson e pessoa boníssima que nos recebeu com o maior carinho e cuidado.

Chegamos ao nosso destino por volta das 22:00h. Estávamos todos ansiosos e excitados com o desafio que enfrentaríamos no dia seguinte e algumas brejas foram necessárias para ajudar a relaxar.

Após um farto e delicioso jantar, organizamos os colchões e tentamos dormir. Tentamos... porque mesmo com as luzes apagadas a resenha continuou por algum tempo até que as risadas cessaram e as primeiras ressonâncias começaram a surgir, para o desespero deste que vos escreve. Não vou citar nomes, mas de uma coisa vocês podem ter certeza, caros roncadores: suas mulheres lhes amam! Não há prova de amor maior que dormir ao lado de uma britadeira.

Acordamos ainda de madrugada, às 04:00h da manhã. O friozinho característico da região nos convidava a permanecer na cama por mais tempo, mas quem conhece o Chefe sabe que com ele não tem mimimi. Tínhamos que iniciar o pedal cedo, de forma a chegar ao topo da Serra antes dos primeiros competidores.

Após um café da manhã especial, nos arrumamos para iniciar mais uma aventura repleta de adrenalina, desafios e conquistas pessoais. O dia seria longo e a programação intensa. Percorreríamos 70km distância com ascendência acumulada de mais de 2.300m em uma das melhores locações para a prática do MTB do nosso Estado. Brocação pura!

Partiu! Logo no início já dava pra perceber o que seria o nosso dia. O solo ainda encharcado da persistente chuva dos dias anteriores proporcionou alguns sustos, as decidas ficaram ainda mais técnicas e aumentou consideravelmente a dificuldade em tracionar nas subidas. Mas todo esforço era recompensado pelo visual deslumbrante. Como é bonita aquela região! A temperatura amena e as muitas nuvens que persistiram durante todo o dia foram excelentes atenuantes contra o calor e nos pouparam muito. Valeu, São Pedro!

Já acumulávamos mais de 800m de altimetria em menos de 30km quando fizemos a já tradicional parada da Laranja. Aquele Senhor carismático mais uma vez recebeu o Mural oferecendo água e frutas. Muito legal! Mas, ainda tinha muito pela frente e seguimos nosso percurso até encontrar a primeira bandeira que indicava que estávamos no percurso do SUBA 100. Excitação geral da galera e lá fomos nós encarar a subida da Serra e enfrentar aquela que foi a mais agressiva e desgastante subida de todo o trajeto: a ladeira do Cagão.

Além da inclinação brutal, tivemos como agravante a lama. Muita lama! Foi impossível cumprir a totalidade do percurso pedalando e todos tiveram que empurrar as bikes ladeira acima acumulando penosos quilos de massapê nos pneus e sapatilhas. Ao final do Cagão paramos na cancela de onde surgiriam os primeiros colocados da prova.

Na passagem do pelotão de elite Elson comentou: “se o líder tá assim, imagine como vai chegar o resto!”. O SUBA 100 realmente é uma prova que leva cada atleta ao seu limite físico e psicológico. Para a sorte dos esportistas tínhamos no grupo o nosso experiente e renomado Psico, que compartilhou todo o seu vasto conhecimento dando apoio psicológico gratuito aos competidores com frases de incentivo do tipo “essa moleza vai acabar!”, “tá achando ruim? Depois piora!”. Víamos imediatamente os rostos se iluminarem e a brutalidade aflorar em cada um deles.

Após toda galhofa da cancela, entramos na pipoca do SUBA e em meio aos corredores inscritos enfrentamos mais um duro e longo trecho de subida que nos levaria ao ápice da Serra. Muita comemoração e satisfação por termos conseguido superar a temida Jibóia. A Jiba entrou! Para satisfação e regozijo geral de todos.

Lá de cima pudemos acompanhar e festejar com alegria a chegada de nossos amigos, brutos, que competiam e orgulhavam a toda família Mural. Ed, Giu, PDF, Guga, Alexandre, entre outros guerreiros que enfrentaram dois dias muito duros, fazendo bonito em uma prova de alto nível. Parabéns a todos, vocês brocam!

Após um breve descanso, invadimos novamente o circuito oficial e iniciamos o downhill em meio aos competidores. A descida é espetacular, porém, no trecho sob a mata fechada, com o excesso de umidade no solo e depois da passagem de centenas de bikes, boa parte do percurso ficou comprometido e intransponível. Parecia que pedalávamos por cima de uma quiabada, o jeito foi descer e empurrar em meio ao engarrafamento de bikers. Ao sair da mata, o forte declive e o solo já seco possibilitaram a maior produção de adrenalina da aventura. Brocamos forte nos trechos técnicos e levamos as magrelas a 70km/h ao final do estradão. A JBL pendurada na mochila de Elson tocava Highway to Hell no volume máximo. Alucinante!

Chegara a hora de almoçar. Deixamos a rota do SUBA e seguimos em direção ao Bar da Farofa, lugar simples e acolhedor de comida verdadeiramente caseira e deliciosa. Os gentis anfitriões nos serviram algumas cervejas pra abrir o apetite e em seguida nos esbaldamos com um generoso tacho de galinha caipira, acompanhada de feijão tropeiro, arroz, salada e é claro, farofa!

A sensação era de dever cumprido, mas ainda não estávamos em casa. Algumas ladeiras ainda nos aguardavam quando, descansados do almoço, resolvemos retomar o curso.

Passados mais alguns trechos de estradão, chegamos ao início da Trilha da Matinha, com boa ascendência e trechos bem técnicos em meio a uma exuberante mata bem preservada. Parada obrigatória para descanso e contemplação.

A cada povoado que passávamos era feito um pit-stop para reabastecimento. Todos sabiam que tentadoras loiras devassas nos aguardavam à temperatura negativa e a cada minuto a vontade de chegar aumentava. Como demoraram a passar aqueles últimos quilômetros.

Ao cair da tarde, já bem próximos da sede da fazenda, paramos para reagrupar e contemplar o pôr-do-sol que se apresentava, exuberante, para todos. Estávamos exaustos, sujos, fedidos e com fome, mas muito felizes e recompensados por termos mais uma vez superado os nossos limites.

A chegada à fazenda foi uma farra! Cerveja, churrasco, rock n’ roll, arrocha, forró, Cerqueira na viola, paródias, muita resenha e uma alegria contagiante que exalava pelos poros.

Mais uma vez me senti grato e orgulhoso por participar de um grupo tão coeso e acolhedor. Viva o Mural de Aventuras!

Agradecimento especial a Elson e família e a todos que fizeram deste desafio um momento único. Leo Ribeiro.

VEJAM O ÁLBUM COMPLETO.

Message: Undefined variable: gallery

Message: Trying to access array offset on value of type null

Message: Trying to access array offset on value of type null

Severity: Warning

Message: Invalid argument supplied for foreach()

today

Santo Antonio de Jesus - BA

my_location
Horário e Local de Encontro:

Posto Rei da Pamonha que fica na BR-324 a 500m antes da polícia rodoviária federal às 18:30 do dia 20/04 (sexta-feira).